sexta-feira, 6 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher


O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações
Unidas como Dia Internacional da Mulher.Neste dia, do
ano de 1857,as operárias têxteis de uma fábrica de Nova
Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para
reivindicarem a redução de um horário de mais de 16
horas por dia para 10 horas. Estas operárias,que recebiam
menos de um terço do salário dos homens, foram
fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara
um incêndio, ecerca de 130 mulheres morreram
queimadas.Em 1910, numa conferência internacional
de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em
homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março
como "Dia Internacional da Mulher".

Embora o dia internacional da mulher exista há tanto
tempo,só alguns anos atrás tomei conhecimento da data.
Em um dia comum por volta do ano de 1992,fui chamada
por meu marido para ajudarmos a irmã dele na mudança.
Saímos da Freguesia- Jacarepaguá e nos dirigimos ao local
da mudança. O destino seria um bairro da zona sul do Rio.
Lá chegando, ajudamos no que foi possível,mas como éramos
só nós três,muita coisa não pôde ser feita. Por volta das
13 horas meu marido anunciou que precisava ir trabalhar
e quis me levar junto e deixar em casa. Minha cunhada e
eu protestamos,estava cedo e ainda havia coisas para fazer.
Ele não gostou,mas acabou concordando. Assim que ele saiu,
ela me chamou para irmos ao centro do Rio fazer umas
compras para casa. Andamos,rimos e nos divertimos muito.
Embora a família dele fosse grande,era por aquela cunhada,
assim como da mãe dela que eu tinha um carinho imenso.
Fomos surpreendida por um forte temporal de verão que
alagou as ruas do centro e isso não tirou nosso bom humor.
Mas ao perceber que escurecia,avisei que precisava ir
embora. Tinha o jantar para fazer. Minha cunhada
reclamou e quando viu que passava por nós uma passeata
pelo dia internacional da mulher,tentou me convencer a
ficar e jantarmos juntas para comemorarmos "nosso dia".
Dizia enquanto andávamos pelas ruas alagadas que
devíamos tomar um porre,ela de cerveja e eu de coca-
cola,(já que eu não bebia conforme já contei).
Mesmo deixando minha amiga chateada,que falava todo o
tempo no meu ouvido:
_Isso,vai mesmo,vai igual uma boba fazer comidinha para
o maridinho,depois não diga que eu não avisei,meu irmão
não te merece.Eu ria,imaginando que a dor sofrida por ela
recentemente,tinha feito seu coração endurecer um pouco.
Nos despedimos com um abraço e ela disse no meu ouvido:
_Chata, amanhã você vai me ligar e dizer que jantou sozinha.
Ri e mostrei a língua para ela. Após o temporal todo o trânsito
estava parado e demorei muito mais que o normal para chegar
em casa. O tempo passou e nada do meu “convidado" aparecer,
dei um crédito devido a forte chuva que caíra no fim da tarde.
Já passava de meia noite quando desisti de esperar,como não
comia sozinha,guardei tudo. Ao abrir a geladeira vi duas
cervejas bem geladas. Não pensei duas vezes. Peguei uma
e sentei na varanda que tinha uma bela vista do alto do 11º
andar. O calor forte do verão contrastava com a brisa deliciosa
que entrava.Ali fiquei por algum tempo. Não beber,a pressão
muito baixa e o cansaço do dia agitado fizeram com que eu
ficasse totalmente tonta com uma cerveja e meia.
Acordei embaixo do chuveiro com meu marido ao meu
lado se divertindo com a situação. Ao deitar vi a hora no
relógio de cabeceira. 2:10. Virei para o lado e adormeci.
No dia seguinte não liguei para minha cunhada,mas nos
encontramos na casa da minha sogra dias depois e contei
o ocorrido. Claro que ela gargalhou,me xingou e disse o
famoso:
Eu te disse. Um ano depois, em 08 de março estava com
minha amiga e ainda cunhada,bebendo coca-cola e ela
algumas cervejas, enquanto ríamos da lembrança do ano
anterior. Almoçamos juntas e não me apressei para
voltar...afinal meu marido podia nem chegar para o jantar.

Nenhum comentário:

Agora são Horas e Minutos - Seja Bem Vindo(a)
Escrevo sem pensar, tudo o que o meu inconsciente grita. Penso depois: não só para corrigir, mas para justificar o que escrevi.
(Mário de Andrade)