domingo, 10 de agosto de 2008

Fora da Ordem.

Cada dia que passa, fico mais apreensiva com coisas que acontecem bem debaixo de nossos olhos e que mesmo não concordando, raramente fazemos algo para modificar e impedir que tornem a acontecer.
Que a saúde está caótica em vários estados do pais todo mundo sabe, mas a aliança de gestões incompetentes, profissionais de caráter duvidoso e pessoas com nenhuma instrução e conhecimento sobre determinados assuntos, fazem com que a situação tome proporções penosas.
Dia desses conversava com minha mãe, que precisara de atendimento médico. Passou quase todo o dia para ser atendida. Mas chegou em casa aliviada, por ter percebido que seus problemas não eram maiores do que o de muita gente. Ficou me contando todas as coisas que ouvira lá. E disse ter se divertido muito com uma nordestina que falava alto e ria de tudo como se o mundo fosse azul.
Em meio à conversa animada de minha mãe, uma coisa me deixou chocada.
Disse-me que a mulher que divertira todos os presentes com histórias engraçadas e "verídicas", havia contado em alto e bom som, para quem quisesse ouvir que sua filha aos 15 anos engravidara de seu segundo filho. Imaginando que se não desse um basta, logo estaria com a casa cheia de netos, conseguiu com uma "amiga" o endereço de um médico que por 500,00 tirou trompas e todos os órgãos reprodutores da menina.
Minha mãe falou que ela contava isso com graça e achando que não havia nada mais correto a ser feito.
Fiquei calada ouvindo e embora não conhecesse nenhum dos envolvidos, a situação me deixou triste.
Triste pela menina, que apesar de toda informação não tomou conta de si mesmo, e agora tinha seu futuro totalmente comprometido. Triste pela avó, que acreditava ter feito o melhor para sua filha e triste pela falta de sensibilidade de um profissional que por tão pouco pra ele, mas com certeza muito para a família que pagou incapacitou uma criança provavelmente para toda a vida.
Curiosamente outras pessoas que ouviram tal coisa, não viram problema algum no ocorrido.
E eu fiquei pensando que talvez fosse eu que estava emotiva demais ao ficar escandalizada com o fato. Mas tinha a sensação de que alguma coisa estava muita fora da ordem naquele episódio.

Nenhum comentário:

Agora são Horas e Minutos - Seja Bem Vindo(a)
Escrevo sem pensar, tudo o que o meu inconsciente grita. Penso depois: não só para corrigir, mas para justificar o que escrevi.
(Mário de Andrade)